quarta-feira, 31 de maio de 2017

Reino Unido: o voto dos jovens e a possibilidade da inovação cultural na política





O debate está aceso no Reino Unido. As eleições de 8 de Junho serão decisivas.

Muitos jovens podem ainda não ter percebido a importância do seu voto. Afinal, o seu voto não contou no Brexit, atiraram-nos para fora de uma Europa onde já se sentiam em casa.
E no entanto, a possibilidade da inovação cultural na política reside no seu voto.


Vivemos numa época de transição da política: das ideologias de grupos competitivos com propostas para formatar a nossa vida colectiva, para plataformas políticas baseadas na participação cívica responsável, comunidades criativas que trabalham em colaboração.

Neste momento, o Labour é o que se aproxima dessa cultura política inclusiva, que responde a desafios concretos e procura o equilíbrio social. É o primeiro passo para a inovação cultural na política.
Os conservadores são actualmente o principal obstáculo a essa possibilidade.

A fórmula é muito simples: votar estrategicamente - participar na vida política - criar comunidades criativas - trabalhar em colaboração.


Não se sabe ainda se o Brexit é ou não um processo reversível.
Tudo está a mudar muito rapidamente.

Quando votaram Brexit, ainda desconheciam a nova realidade mundial e as suas implicações:
- a nova administração americana e os estragos que pode implicar a nível político, económico, ambiental;
- os atentados em Londres e Manchester, e os enormes desafios a nível da segurança, que depende de uma colaboração estreita entre países e continentes; 
- as tensões sociais e a agressividade xenófoba, inflamada pela irresponsabilidade política dos Brexiteers, que utilizaram os imigrantes como bodes expiatórios.


A Europa também está a viver um período de transição, o que terá implicações, inevitavelmente, na UE, nos seus actuais desequilíbrios, e na sua cultura política e económica.


Este é o portal que se abre no tempo para os jovens do Reino Unido. 
E porquê no tempo?
Porque a incompetência política, a incapacidade de identificar os desafios, destacar as prioridades, escolher as estratégias eficazes, pode atrasar um país e com ele as vidas de gerações, por uma ou mais décadas. 
Essa é a importância do seu voto.







Sem comentários:

Enviar um comentário